Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Carros modernos ajudarão no combate à criminalidade?

Publicação:

Como era de se esperar, a aquisição dos potentes e ágeis 192 automóveis Toyota Corolla que serão utilizados como viaturas pela Brigada Militar no policiamento ostensivo causou desconforto entre a oposição. Ao que tudo indica, a escolha de veículos populares, 1.0 para seria a alternativa defendida pelos críticos de plantão, pois se presta bem à propaganda, mas não garantem eficiência esperada no atendimento de ocorrências.

A Brigada Militar lançou três pregões para a compra de viaturas, mas foram declarados desertos ou fracassados, seja pela ausência de interessados ou pela apresentação de propostas acima do valor de referência. Para não perder o recurso proveniente do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), O Estado aderiu ao modelo de compra de Registro de Preços, previsto pela Lei das Licitações.

Um automóvel de maior qualidade equivale a mais agilidade nos atendimentos de ocorrência, podendo-se considerar que é como ter um integrante a mais da Brigada em cada carro, pois garante rapidez nos deslocamentos e coloca a patrulha em igualdade, ou até superioridade, em relação aos criminosos.


Os Corollas entregues na terça-feira (26) custaram R$ 100 mil a unidade e vieram de fábrica com instalação de giroflex, rádio, pintura e bateria extra. São viaturas quatro portas, mais potentes, dotadas de tecnologia de ponta e ideais para um policiamento de pronta resposta.


Carros baratos e lentos não têm comparativo com os automóveis potentes usados em assaltos e fugas. O Corolla é uma excelente escolha no enfrentamento à criminalidade.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) o Toyota Corolla é um dos líderes do segmento no mercado devido ao baixo custo de manutenção e alto desempenho. Em termos de custo-benefício, fica em primeiro lugar. Pode rodar muitos quilômetros com baixíssima manutenção básica de freios, filtros, correias e velas. Além disso, comparado aos modelos do mesmo nível de outras montadoras, o preço médio é inferior a maioria.

Não me Trova